Tratamentos

Principais especialidades

Diabetes

Obesidade

Osteoporose​

Neuroendocrinologia

Infertilidade / Menopausa​

Baixa estatura (Nanismo)​

Doenças da tiroide​

Desequilíbrio hormonal​

Agende a sua consulta

Clique no botão abaixo e agende sua consulta.
Ofereço um atendimento humanizado, personalizado e focado no melhor cuidado para sua saúde.

Diabetes

O diabetes afeta cerca de 400 milhões de pessoas no mundo. Localizado no abdômen, o pâncreas é uma glândula endócrina e um órgão digestivo responsável por regular o metabolismo e a digestão.

Hormônios produzidos pelo pâncreas:

  • Insulina: Regula o metabolismo de carboidratos e gorduras.
  • Glucagon: Aumenta os níveis de glicose no sangue.
  • Somatostatina: Controla a secreção de hormônios, como insulina e hormônio do crescimento.
  • Polipeptídeo pancreático: Regula a secreção de substâncias do pâncreas.

Disfunções:

  • Hipersecreção: O excesso de insulina (hiperinsulinismo) pode causar baixa glicose no sangue ou indicar início de diabetes tipo 2.
  • Hipossecreção: A deficiência de insulina leva ao diabetes tipo 1.

Problemas no pâncreas também podem causar distúrbios digestivos e metabólicos.

Obesidade

A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal, aumentando o risco de problemas de saúde. Geralmente, ocorre quando o consumo de calorias supera o gasto energético. É diagnosticada com um IMC de 30 ou mais. O tratamento envolve mudanças no estilo de vida, como dieta e exercícios, podendo incluir medicamentos prescritos e monitorados por especialistas.

Alterações glandulares, como na tireoide e nas glândulas adrenais, podem estar relacionadas à obesidade. As adrenais, localizadas acima dos rins, secretam hormônios como corticosteroides (resposta ao estresse e imunidade), catecolaminas (adrenalina e noradrenalina), aldosterona (função renal) e andrógenos (hormônios sexuais masculinos).

Problemas nas adrenais:

  • Hipersecreção: Nervosismo, sudorese, hipertensão e doença de Cushing.
  • Hipossecreção: Doença de Addison, perda de peso, fadiga e anemia.

Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica que se caracteriza pela diminuição progressiva da densidade óssea e aumento do risco de fraturas. Para entender o que acontece, é preciso lembrar que os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio e que as glândulas paratiróides estão no centro dessa regulação.

Essas pequenas glândulas endócrinas localizadas no pescoço produzem o hormônio da paratiroide (PTH), que regula o cálcio e o fosfato no sangue.

Músculos e nervos só podem operar com segurança e eficácia se esses produtos químicos estiverem nos níveis corretos.

A hipersecreção pode causar ossos quebradiços que fraturam facilmente, bem como cálculos no sistema urinário

A hipossecreção pode levar a contrações musculares involuntárias, ou tetania, causadas por baixos níveis de cálcio no plasma

Neuroendocrinologia

A produção hormonal do corpo é controlada pelo hipotálamo e a hipófise, áreas nobres do cérebro.

O hipotálamo, localizado acima do tronco encefálico e abaixo do tálamo, regula funções involuntárias como respiração, frequência cardíaca, apetite, sono, temperatura e ciclos circadianos, conectando o sistema nervoso ao endócrino por meio da hipófise.

A hipófise, ou glândula-mestra, regula outras glândulas e funções corporais:

  • Parte anterior: Controla desenvolvimento sexual, função tireoidiana, crescimento e pigmentação. Disfunções incluem crescimento atrofiado ou hipoatividade glandular.
  • Parte posterior: Secreta ocitocina (contrações uterinas) e ADH (reabsorção de água pelos rins).

Disfunções:

  • Hipersecreção: Gigantismo ou crescimento excessivo.
  • Hipossecreção: Crescimento ósseo lento e baixa estatura.

Baixa estatura (Nanismo)

Nanismo é um transtorno que se caracteriza por uma deficiência no crescimento, que resulta numa pessoa com baixa estatura se comparada com a média da população de mesma idade e sexo. Transformada em números, essa medida corresponde a um percentil inferior a três na curva de crescimento estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ou menor que dois desvios-padrão abaixo da altura média prevista para a idade e sexo, na ausência  de causas que justifiquem o retardo no crescimento.

O nanismo pode afetar mulheres e homens indistintamente que, salvo raríssimas exceções, mantêm a capacidade intelectual preservada e podem levar vida normal e de boa qualidade. Em muitas situações, porém, as pessoas com nanismo são obrigadas a lidar com o preconceito e a discriminação social e a contornar as dificuldades de acesso em ambientes preparados para receber pessoas mais altas. Por isso, muitas vezes, precisam de ajuda para realizar tarefas simples, como utilizar o caixa eletrônico,  e transporte público, por exemplo, e alcançar os produtos nas prateleiras de supermercado.

Doenças da tiroide

O diabetes atinge quase 400 milhões de pessoas no mundo. Localizado no abdômen, o pâncreas é uma glândula endócrina e um órgão digestivo.  Ele libera a Insulina que é importante para o metabolismo de carboidratos e gorduras no corpo. Produz também Somatostatina que regula a função do sistema endócrino e nervoso e controla a secreção de vários hormônios, como gastrina, insulina e hormônio do crescimento. Outro hormônio importante do pâncreas é o Glucagon: um hormônio peptídico que aumenta os níveis de glicose no sangue quando eles caem muito. Além disso temos o Polipeptídio pancreático que ajuda a controlar a secreção de substâncias produzidas pelo pâncreas

Podem ocorrer diabetes e problemas digestivos se houver problemas no pâncreas.

A hipersecreção pode levar ao hiperinsulinismo, o excesso de insulina pode levar à redução da glicose no sangue ou ser uma fase inicial de diabetes tipo 2

A hipossecreção pode levar a diabetes tipo 1

Desequilíbrio hormonal

O sistema endócrino, composto por várias glândulas, regula funções essenciais do corpo por meio de hormônios. Desequilíbrios hormonais podem ter causas genéticas ou ambientais, afetando o crescimento e a saúde desde a infância. Produtos químicos como pesticidas, chumbo e ftalatos, presentes em plásticos, também podem impactar o equilíbrio hormonal.

Principais distúrbios endócrinos:

  1. Hipossecreção: Produção insuficiente de hormônios.
  2. Hipersecreção: Produção excessiva de hormônios.
  3. Tumores nas glândulas: Podem ser benignos ou malignos, alterando a função glandular.
×